Por que forma e ajuste personalizados são essenciais para recuperar a função e aprimorar os resultados da artroplastia total de joelho
A geometria do joelho é tão exclusiva quanto uma impressão digital. Entretanto, limitações históricas de fabricação forçaram os cirurgiões a ajustar anatomias de pacientes altamente diferenciadas a uma gama limitada de tamanhos pré-definidos de implantes. Felizmente, essa não é mais a única opção. A Conformis rompeu com o paradigma da indústria através da inovadora tecnologia de imagem 3D e manufatura aditivapara produzir implantes sob medida para os pacientes, combinando a anatomia exclusiva de cada joelho e resultando em cirurgias mais tranquilas para os médicos e resultados melhores para os pacientes.
Nas áreas de fabricação da Conformis, engenheiros de CAD acompanham de conversão automatizada de TAC (tomografias computadorizadas) individuais em designs específicos para o paciente; fileiras de impressoras 3D produzem em larga escala jogos de instrumentos descartáveis e centenas de máquinas cortam, moldam e formatam materiais de implante, a fim de atenderem às dimensões específicas do paciente. O resultado é um kit completamente personalizado para cada paciente.Nossa obsessão por personalização vem de nossa forte convicção de que a forma anatômica mais o ajuste específico ao paciente são essenciais para recuperar a função da articulação. Um implante com uma forma mais precisa que melhor simula a geometria natural permite aos cirurgiões um grau maior de controle para ajustar o procedimento e entregar o melhor resultado ao paciente.
Como a forma anatômica leva a resultados aprimorados
A artroplastia de joelho é geralmente associada a um procedimento de tecido mole, devido ao equilíbrio que é necessário para ajustar o implante ao paciente. A Conformis tem como meta retirar o foco do equilíbrio do tecido mole ao projetar implantes que respeitam o formato condilar natural de cada paciente e seguem o contorno de sua anatomia única.
(Figura 1: perna realinhada ao eixo mecânico neutro)
Primeiramente, nossa tecnologia patenteada de imagem-implante faz uso de dados da tomografia computadorizada para alinhar virtualmente a perna ao eixo mecânico neutro, utilizando referências anatômicas (centro do quadril, joelho e tornozelo). Em seguida, o software recria a geometrianatural de articulação do paciente, reconstruindo as três curvas J anatômicas independentes dos compartimentos medial, lateral e femoropatelar do paciente, corrigidas pelas deformidades e criando implantes de offset metálicos que se encaixam. Assim, a forma construída na superfície do componente femoral retém as características específicas do paciente, oferecendo estabilidade em uma série de movimentos – o joelho pode agora ser nivelado na extensão, flexão e em cada ponto intermediário.
(Figura 2: implante projetado com os dados da tomografia computadorizada do paciente)
O Sistema de implante Conformis iTotal coloca o controle de entregar um joelho alinhado nas mãos do cirurgião através de cortes de ossos 100% específicos do paciente e opções múltiplas de poli-implantes.O cirurgião recebe um plano pré-operatório para cada paciente, chamado de “iView”, que fornece imagens 3D das superfícies ósseas, posicionamento do implante e instruções operatórias para os cortes principais. A forma específica do paciente também orienta a cinemática, permitindo que o recuo femoral e a rotação axial ocorram de maneira similar ao joelho natural. Dois estudos recentes demonstraram padrões cinemáticos mais normais em implantes totais de joelho
personalizados da Conformis, quando comparados com as marcas tradicionais prontas para uso, incluindo padrões mais normais de recuo erotação axial, menos descolamentoatravés da meia flexão e maior amplitude do movimento suportando peso.
Como o ajuste específico para o paciente leva a resultados aprimorados
Quando se trata de ajuste, perto não é bom o suficiente. Geralmente, no lado tibial, os cirurgiões são forçados a optar entre a coberturaou o alinhamento rotacional.Um estudo com 120 implantes prontos para usorevelou que somente 30% das bandejas tibiaisestavam alinhadas aos 5 graus de rotação adequada. Há uma correlação direta entre a rotação do componente interno e a seriedade das complicações femoropatelar, incluindo instabilidade, subluxação e deslocamento patelare até mesmo falha da prótese. Enquanto isso, sacrificar a cobertura para obter uma rotação adequada pode trazer problemas relacionados a saliências ou cobertura insuficiente do implante. Em um estudo, observou-se que a saliência femoral de>3mm tem se mostrado uma causa importante de dor residual nos implantes totais de joelho, afetando 40% dos homens e 68% das mulheres.
(Figura 3: iTotal® resulta em ajuste femoral e tibial otimizado Pronta para uso – obriga a fazer concessõesem relação às dimensões, que podem levar a impacto e dor no tecido mole)
Uma vez que os implantes da Conformis são baseados em tomografias computadorizadas pré-operatórias, os cirurgiões não precisam escolher entre coberturaou rotação – a cobertura é otimizada e o alinhamento rotacional adequado é determinado com base na anatomia do paciente, permitindo ao cirurgião até 5 graus de flexibilidade para ajustar. Os implantes da Conformis também incluem um recorte específico do paciente para o tendãopoplíteo, se necessário, praticamente eliminando o risco de dores e desconforto associados à rotura do poplíteo. Com um design chanfrado em 6 cortes, o sistema de joelho da Conformis oferece um implante mais fino sem sacrificar a força e com uma vantagem de 28% de preservação volumétrica total do osso, quando comparado aos implantes padrões prontos para uso. Devido ao amplo raio coronal e cobertura, os implantes da Conformis oferecem ampla área de contato com poucas restrições em uma grande amplitude de movimentos para reduzir o desgaste do contato.
Resumindo, onde a artroplastia tradicional de joelho pode parecer repleta de dicotomias, a Conformis se recusa a fazer concessões.
Forma, Ajuste e Função
Uma forma e ajuste aprimorados levam a uma função e resultados melhores. Isso não é novo; reflete-se na crescente variedade de tamanhos e formas de implantes disponíveis no mercado atualmente.Desde o início da substituição total de joelho, osimplantes anatomicamente individualizados são considerados ideais – agora, a tecnologia moderna tornou isso uma realidade. A Conformis é a primeira e única empresa bem sucedida na comercialização de implantes totais de joelho anatômicos e personalizados.Essa não é uma tarefa simples, mas o que nos estimula é a nossa convicção de que cirurgiões e pacientes merecem algo melhor que as limitações dos implantes prontos para uso e deque um sistema de implantes mais avançado oferece aos cirurgiões a liberdade intraoperatória para aplicar seus conhecimentos a níveis mais elevados. Acreditamos que o futuro da artroplastia de joelho bem sucedida encontra-se em um cirurgião qualificado com um implante Conformis em mãos, específico para seu paciente.
i Zeller, Ian M., Adrija Sharma, William B. Kurtz, Mathew R. Anderle, and Richard D. Komistek. “Customized versus patient-sized cruciate retaining total knee arthroplasty: an in vivo kinematics study using mobile fluoroscopy.” The Journal of Arthroplasty 32.4 (2017): 1344-1350.
ii Zeller, IM; Ta, MD; Dessinger, GM; Kurtz, WB; Sharma, A; Komistek, RD. “In-Vivo Kinematics for Traditional and Patient-Specific Posterior Stabilized Total Knee Arthroplasty during Activities of Daily Living.” Presentation from the British Association for Surgery of the Knee meeting 2017, paper #0105
iii Martin, et al; Optimizing Tibial Coverage is Detrimental to Proper Rotational Alignment. Poster from AAHKS Annual Meeting: 2012
iv Berger, et al; Malrotation Causing Patellofemoral Complications after Total Knee Arthroplasty. Clinical Orthopaedics and Related Research; 1998, 356: 144-153
v Mahoney, et al; Overhang of the Femoral Component in Total Knee Arthroplasty: Risk Factors and Clinical Consequences. The Journal of Bone and Joint Surgery; 2010, 92: 1115-1121
vi Kurtz, William, John Slamin, and Scott Doody. “Bone Preservation in a Novel Patient Specific Total Knee Replacement.” Reconstructive Review 6.1 (2016): 23-29.
vii Data on file.
Centro De Informações Do Cirurgião
Examine com detalhes as informações sobre os produtos, os dados clínicos e as experiências de outros cirurgiões.
Centro De Informações Do Cirurgião